quinta-feira, 22 de setembro de 2011

È PRIMAVERA....................

Primavera
Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

PAGAMENTO DOS SERVIDORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Novas contas do pessoal do estado abertas na 2ª feira

Bradesco começa por aposentados e pensionistas do interior e por PMs da capital

POR ALESSANDRA HORTO
Rio - A partir de segunda-feira, 108 mil servidores de 41 municípios do Estado do Rio vão participar da primeira etapa de abertura das contas no Banco Bradesco, que assumirá o pagamento dos benefícios em 2012. A operação abrangerá 460 mil funcionários estaduais.

No mesmo período, policiais militares ativos da capital deverão fazer o procedimento nos batalhões. Já bombeiros em atividade no Município do Rio serão convocados a comparecer no Quartel Central a partir do dia 3. Inativos e pensionistas dos servidores militares deverão abrir contas em polos especiais (confira abaixo o cronograma de apresentação).


Aposentados e pensionistas serão os primeiros convocados. O critério de apresentação é por ordem alfabética. Data, horário e local podem ser conferidos no site do Bradesco, em https://institucional.bradesco.com.br/servidorpublico_rj/ ou 0800-8820202 (veja acima datas de apresentação e procedimentos adotados).

O diretor de Marketing do Bradesco, Jorge Pohlmann Nasser, informou que os servidores terão pacote exclusivo e atendimento especial: “Vamos oferecer portfólio diferenciado, inclusive com sugestões enviadas por servidores”.

O diretor Altair Antonio de Souza antecipou que as novas contas serão isentas de tarifas até o depósito do primeiro salário.

“Sabemos que, a partir de 2012, os servidores públicos também terão o direito à portabilidade, ou seja, poderão levar o salário para qualquer banco. Nosso objetivo é fazer a operação com conforto, segurança e qualidade”, informou.
Serão instalados 45 postos em autarquias, órgãos e secretarias. Também haverá 70 caixas eletrônicos. O Bradesco venceu o leilão do antigo Banco do Estado do Rio de Janeiro (Berj) em maio. Por R$ 1,8 bilhão, terá o direito de administrar a folha de pagamento.
PASSO A PASSO
Nos polos com maior concentração de servidores, o Bradesco vai atender com prioridade aos aposentados e pensionistas.
Cerca de 7 mil servidores que moram fora do estado poderão abrir as contas em local que será informado pelo 0800.
Está garantido aos correntistas um DOC e uma TED gratuitos por mês.
Haverá opção de agrupar no Bradesco todos os contratos de crédito consignado em andamento no contracheque e que tenham sido contraídos em outras instituições financeiras.
Inicialmente, as agências sugeridas pelo banco serão localizadas próximo das residências dos servidores aposentados e pensionistas e perto dos locais de trabalho dos ativos.
No ato da abertura, os servidores vão cadastrar a assinatura e as digitais. Após essa etapa, ele poderá usar o sistema biométrico de leitura da palma da mão como única senha para fazer transações bancárias em toda a rede de autoatendimento Dia e Noite.
IPVA será pago em toda a rede bancária

Além dos novos benefícios para os servidores públicos, a população do Estado do Rio ganhará um serviço mais amplo no pagamento do IPVA e de taxas do Detran-RJ, a partir de 2012. Segundo o diretor do Bradesco Poder Público, Renan Mascarenhas Carmo, o guia para recolhimento do imposto poderá ser emitido no site do Bradesco e na página do Detran-RJ. Mas o pagamento poderá ser efetuado em qualquer banco.
                                                                                Jornal O DIA - 21/09/2011

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SAERJINHO 3º BIMESTRE

Acontece hoje em todas as escolas estaduais do Rio de Janeiro mais uma etapa da avaliação do SAERJINHO.
No CEMPG a adesão está sendo satisfatória.
Além de proporcionar um diagnóstico da rede estadual de ensino, a prova premia os alunos que atingem os níveis mais altos em Português e Matemática, “adequado” e “avançado”, com notebooks. Com o resultado do Saerj, a Secretaria de Estado de Educação pode avaliar individualmente cada escola, identificando os pontos positivos e o que precisa ser melhorado.